exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Panasonic mostra frigorífico para quem tem preguiça de sair do sofá

A Panasonic apresentou o Movable Fridge, um frigorífico que responde a comandos de voz e que tem sensores, pelo que pode ir ter com o utilizador ao sofá ou a qualquer divisão da casa.

  • 333

Exame Informática

O novo frigorífico da Panasonic ainda não passa de um conceito, mas pode muito bem vir a equipar cozinhas de um futuro próximo. O eletrodoméstico tem sensores LIDAR para se movimentar sem colidir com paredes ou outros objetos e traz também reconhecimento de voz, pelo que responde a comandos simples e pode ir ter com o utilizador, onde quer que ele esteja na casa. Fonte da Panasonic diz que o equipamento consegue detetar obstáculos até 15 centímetros à sua frente.

De acordo com o Engadget, o Movable Fridge é uma caixa refrigeradora e está assente sobre um aspirador robótico, com uma interface de voz. A ideia é que o frigorífico possa trazer comida ou bebida ao utilizador, com todo o conforto. Nesta fase, o conceito é dirigido a utilizadores idosos ou com mobilidade reduzida, mas será inevitavelmente usado também por quem seja demasiado preguiçoso ou esteja demasiado viciado numa série para sair do sofá e ir buscar um refresco.

O aparelho foi mostrado na IFA deste ano, mas ainda não se sabe quando é que estará disponível no mercado.

  • 333