exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nvidia apresenta computador para carros com autonomia de Nível 5

A Nvidia já oferece soluções para muitos dos carros semi-autónomos em circulação hoje. Agora, a empresa apresentou um computador para equipar carros com autonomia de Nível 5.

  • 333

Exame Informática

A Nvidia apresentou o Drive PX Pegasus, uma solução de Inteligência Artificial que pode equipar carros que ofereçam autonomia de Nível 5, ou seja, sem pedais, sem volante e sem necessidade de um humano tomar o controlo. No fundo, um carro completamente autónomo.

O Engadget avança que este computador é capaz de realizar 320 biliões de operações por segundo, dez vezes mais que o seu antecessor. A Nvidia explica que 25 dos seus parceiros já estão a trabalhar em táxis completamente autónomos e que esta solução pode ajudar esses fabricantes e startups, uma vez que o computador é muito mais pequeno do que os sistemas em uso atualmente.

A gestão de informação e análise de dados provenientes de potencialmente dezenas de câmaras e sensores, bem como a capacidade de tomar as melhores decisões a cada momento fazem com que sejam necessários computadores cada vez mais capazes de realizar milhões de operações.

O Drive PX Pegasus é um computador do tamanho de uma chapa de matrícula, apresenta um menor consumo de energia elétrica e só deve chegar ao mercado na segunda metade de 2018, equipado com as GPUs de próxima geração da Nvidia.