exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Apple prepara headset de Realidade Aumentada

O projeto conhecido internamente na Apple como T288 prevê a construção de um headset de Realidade Aumentada, com uma variante própria do iOS.

  • 333

Exame Informática

A Apple tem uma equipa a trabalhar em várias vertentes no campo da Realidade Aumentada. Um desses projetos acaba de ser conhecido: o T288 prevê o desenvolvimento de um headset de AR que chegará em 2020. O aparelho vai ter o seu próprio ecrã, não deve depender do iPhone e deve ter um sistema operativo, uma variante do iOS, como acontece com o watchOS e com o tvOS.

A Bloomberg revela que há centenas de engenheiros a trabalhar neste equipamento e noutras variantes de Realidade Aumentada, liderados por Mike Rockwell, ex-Dolby Labs. Esta foi a equipa responsável pelo desenvolvimento do ARKit, a solução que ajuda os programadores a criar apps em AR.

O headset está a ser trabalhado com base nos HTC Vive e num desenho proprietário que usa um iPhone como ecrã. O primeiro protótipo deve estar pronto para testes em 2019 e a estreia no mercado deve acontecer em 2020.

Recorde-se que Tim Cook afirmou recentemente que ainda não há tecnologia que permita óculos de Realidade Aumentada com boa qualidade e que acreditava que a expansão detas tecnologias será muito rápida.

  • 333