exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Intel desenvolve óculos inteligentes cheios de estilo e que parecem... óculos normais

Um dos desafios dos smartglasses tem sido oferecer soluções tecnológicas sem parecer um gadget hi-tech. Os Google Glasses ou os Spectacles falharam nesse aspeto e a Intel quer corrigr a lacuna com os Vaunt.

  • 333

Exame Informática

A Intel revelou ao The Verge que está a trabalhar nuns óculos inteligentes que se destacam por parecerem uns óculos normais. Os Vaunt vão funcionar com ou sem prescrição médica e usam um laser de baixa potência para projetar uma imagem de 400x150 pixéis na retina do utilizador. Devido a esta abordagem, os óculos não têm um ecrã físico e consegue-se trabalhar melhor na aparência do gadget. A Intel explica que o laser uma potência tão baixa que se situa no fundo da categoria dos lasers class one.

Além deste laser, os óculos têm um processador, um acelerómetro, um chip Bluetooth e uma bússola. Com estes componentes, os Vaunt conseguem, por exemplo, lembrar de um aniversário, mostrar notificações recebidas no telefone ou até detetar que o utilizador está na cozinha e dispor uma receita.

Espera-se que as versões futuras tenham um microfone e acesso a um assistente pessoal como o Alexa ou o Siri. Ainda não se conhecem muitos pormenores sobre a forma de funcionar dos Vaunt, mas estima-se que o controlo seja feito através de gestos subtis da cabeça.

Não há detalhes sobre quando é que os Vaunt chegam ao mercado, embora já se saiba que a Intel prepara-se para lançar um SDK e abrir a plataforma aos developers em breve.

  • 333