exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Panasonic celebra 100º aniversário com novas TVs e câmaras

A marca japonesa deu a conhecer na Panasonic Convention os novos modelos de televisores 4K LCD e as câmaras TZ200 e Lumix GX9

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Panasonic Convention deste ano é especial. Não tanto por decorrer em Palma de Maiorca, que contrasta com a habitual escolha de Frankfurt, mas porque serve para assinalar o 100º aniversário da marca japonesa. Como seria de esperar num fabricante deste calibre, a ocasião serviu igualmente para anunciar o lançamento de novos produtos, dos quais destacamos os televisores e as câmaras.

Comecemos pelas TVs. Depois de ter anunciado na CES as FZ950 e FZ800 como as novas propostas para o segmento OLED, a Panasonic deu agora a conhecer o novo lineup para os LCD 4K: FX780, FX740, FX700 e FX600. Toda esta gama integra a nova tecnologia de metadados dinâmicos HDR10+ e começará a ser disponibilizada no mercado português a partir de abril.

A nova FX780 da Panasonic

A nova FX780 da Panasonic

Os modelos FX780 (que estará disponível em versões de 49”, 55”, 65” e 75”) e FX740 são os “pontas-de-lança” da nova equipa e apostam num design que a Panasonic classifica de “art glass”, que, pelo que nos foi dado a ver, consiste numa única placa de em vidro transparente quase sem moldura que confere elegância ao televisor. Refira-se que todos os modelos 4K deste ano do fabricante foram concebidos para serem compatíveis com assistentes de voz e que a gama LED conta com um modo de gaming que oferece tempos de resposta mais rápidos a quem não dispensa sessões de jogos frequentes de consola.

Passamos agora para as câmaras, onde houve direito a duas grandes novidades. A primeira é a Lumix TZ200, uma compacta de viagem com zoom ótico de 15x proporcionado pela objetiva ultra grande angular de 24 mm Leica DC Vario-Elmar. Capaz de gravar vídeo a 4K, tem um estabilizador de 5 eixosHybrid O.I.S.+ e apresenta dois novos modos de disparo: Focus e Aperture Bracketing, que, segundo a Panasonic, permitem disparos automáticos em contínuo enquanto se altera a distância focal ou a configuração da abertura, respetivamente.

TZ200

Por fim, destacamos a Lumix GX9, que incorpora tecnologia de estabilização de imagem Dual I.S. de 5 eixos para tentar captar vídeos e fotografias 4K sem tremores. Além disso, tal como acontece com a TZ200, possui Focus e Aperture Bracketing. Esta DSLM conta ainda com um sensor Digital Live MOS de 20,3 MP sem filtro low-pass e com o processador Venus Engine.

GX9

GX9