exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Subaru estreia reconhecimento facial que deteta fadiga no condutor

A fabricante automóvel estreia uma tecnologia que consegue interpretar se o condutor está a mostrar sinais de cansaço no novo Subaru Forester.

  • 333

Exame Informática

A Subaru mostrou uma nova versão do Forester no Salão Automóvel de Nova Iorque. O destaque nestas versões vai para o EyeSight e para o DriverFocus, soluções tecnológicas de assistência à condução e de segurança. O DriverFocus é descrito como um sistema de monitorização de condutores que usa reconhecimento facial para identificar sinais de fadiga ou de distração. O sistema consegue reconhecer até cinco condutores e memorizar as suas preferências em termos de posicionamento do assento, climatização e opções de infotenimento a bordo. Esta funcionalidade, que a Subaru diz ser única no segmento, vai estar disponível apenas na versão Touring do Forester, noticia o The Verge. A Cadillac também tem um sistema de monitorização, mas que usa câmaras infravermelhos para analisar o movimento dos olhos, em vez de soluções de reconhecimento facial.

Por outro lado, esta gama da Subaru vai incluir também o EyeSight, um sistema de assistência ao condutor que tem travagem automática pré-colisão, cruise control adaptativo e funcionalidades para ajudar a manter o veículo na faixa de rodagem.

Ainda não se conhecem os preços, nem disponibilidades para estes novos modelos.