exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Impressora 3D criada em Portugal para imprimir no Espaço já chegou à ESA

O protótipo da impressora 3D desenvolvido por um consórcio onde se encontra a portuguesa BEEVERYCREATIVE já foi entregue à Agência Espacial Europeia (ESA).

  • 333

Chama-se MELT (Manufacturing of Experimental Layer Technology) e tem por objetivo criar uma impressora 3D capaz de funcionar no espaço em ambiente de microgravidade. Tecnologia que permitirá, por exemplo, criar ferramentas e até peças para serem usadas nas estações espaciais. O que pode mudar por completo a forma como os astronautas trabalham, já que, obviamente, não é fácil enviar ferramentas e peças da Terra para o Espaço.

O protótipo foi desenvolvido após o consórcio internacional, constituído pela SONACA Space, BEEVERYCREATIVE, OHB-System e Active Space Technologies, ter vencido o concurso da ESA. Coube à portuguesa BEEVERYCREATIVE, empresa que fabrica impressoras 3D, desenvolver a máquina e o software. Esta máquina foi criada para imprimir usando polímeros de alta performance, o que resulta em peças com características mecânicas compatíveis com a utilização real em ambientes exigentes

De acordo com o comunicado de imprensa, a tecnologia desenvolvida para produzir o protótipo agora enviado para a ESA vai ser usada pela BEEVERYCREATIVE «para criar uma impressora 3D mais orientada para a indústria e seus departamentos de desenvolvimento de produto e prototipagem rápida». Uma máquina que deverá chegar «a indústrias como a do automóvel, calçado, eletrónica, entre muitas outras»

A máquina desenvolvida pela BEEVERYCREATIVE é capaz de imprimir peças e ferramentas que podem ser usadas diretamente

A máquina desenvolvida pela BEEVERYCREATIVE é capaz de imprimir peças e ferramentas que podem ser usadas diretamente

  • 333