Variant 4, há outra falha nos chips semelhante ao Spectre e ao Meltdown

A Intel e a Microsoft revelaram a descoberta de mais uma falha crítica que afeta chips usados em milhões de equipamentos em todo o mundo. A fabricante de chips promete uma correção para as próximas semanas.
Variant 4 é o nome da nova vulnerabilidade detetada pela Intel e pela Microsoft. Esta falha, presente em todos os chips que equipam smartphones, tablets e computadores pode ser explorada para extrair informação sensível. No caso do Spectre e do Meltdown, detetadas há alguns meses, fabricantes como Intel, ARM e AMD continuam a debater-se com as correções que, por vezes, têm causado problemas aos utilizadores.
A Intel classificou a Variant 4 como tendo risco intermédio, uma vez que muitas das falhas exploradas já foram sanadas em correções lançadas na sequência do Spectre e do Meltdown. Desta vez, os hackers podem usar algo conhecido como «Speculative Store Bypass», que faz com que o processador carregue informação sensível para locais potencialmente inseguros, explica a Cnet.
A fabricante revela que não viu ainda evidências de que hackers tenham levado a cabo ataques explorando esta vulnerabilidade para já e que espera que a atualização não afete o desempenho do computador. No entanto, a vice-presidente para segurança, Leslie Culbertson, avançou que a correção já foi disponibilizada aos parceiros produtores e que detetaram, nos testes internos que a performance dos sistemas pode baixar entre 2 a 8% com esta correção.
A falha foi detetada pela equipa Google Project Zero, que também atribuiu um grau de severidade médio e notificou os produtores de chips em fevereiro.
Relacionados
-
Impressora 3D criada em Portugal para imprimir no Espaço já chegou à ESA
O protótipo da impressora 3D desenvolvido por um consórcio onde se encontra a portuguesa BEEVERYCREATIVE já foi entregue à Agência Espacial Europeia (ESA).
-
HTC Exodus, um smartphone que usa tecnologia blockchain
A HTC anunciou que está a desenvolver um smartphone Android que vai ser alimentado a tecnologia blockchain, com uma wallet universal e hardware seguro para suportar uso de criptomoedas e aplicações descentralizadas.
-
Microsoft vai ter novo Surface de baixo custo
Há rumores de que a Microsoft vai tentar novamente lançar um tablet Surface de baixo custo até ao final deste ano, para concorrer com o iPad.
-
iPhone X Tesla: a capa de milhares de dólares desenvolvida na Rússia
O fabricante de acessórios de luxo Caviar apresentou uma capa que custa 4500 dólares, traz um iPhone X incluído, certificado de autenticidade e permite carregar o telefone com energia solar.
-
Lego Powered Up: construa e programe o Batmobile
A Lego anunciou uma nova linha de briquedos, desta feita, conectados. O primeiro kit permite construir e programar um Batmobile.
Em destaque na Homepage
-
-
A nave japonesa deve aterrar na superfície do asteroide Ryugu a 22 de fevereiro e disparar dois tiros para levantar poeiras e pedaços que vai recolher para análise.
-
Ami One: Citroen mostra pequeno elétrico alternativo a scooters e bicicletas
20.02.2019 às 10h24
-
-
-
-
-
-
-
Chegou a Portugal o modelo de trotineta elétrica RIDE 80-XL da UrbanGlide
19.02.2019 às 15h50
-
Além da vertente tecnológica, o prémio contempla «temas relacionados com Privacidade de Dados, Segurança Informática, Auditoria em Sistemas de Informação, Cibersegurança, entre outros», refere a AP2SI.
-
-
-
-
Cada vez mais pessoas acreditam que a Terra é plana... por causa do YouTube
18.02.2019 às 20h22
Comentários