exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Variant 4, há outra falha nos chips semelhante ao Spectre e ao Meltdown

A Intel e a Microsoft revelaram a descoberta de mais uma falha crítica que afeta chips usados em milhões de equipamentos em todo o mundo. A fabricante de chips promete uma correção para as próximas semanas.

  • 333

Exame Informática

Variant 4 é o nome da nova vulnerabilidade detetada pela Intel e pela Microsoft. Esta falha, presente em todos os chips que equipam smartphones, tablets e computadores pode ser explorada para extrair informação sensível. No caso do Spectre e do Meltdown, detetadas há alguns meses, fabricantes como Intel, ARM e AMD continuam a debater-se com as correções que, por vezes, têm causado problemas aos utilizadores.

A Intel classificou a Variant 4 como tendo risco intermédio, uma vez que muitas das falhas exploradas já foram sanadas em correções lançadas na sequência do Spectre e do Meltdown. Desta vez, os hackers podem usar algo conhecido como «Speculative Store Bypass», que faz com que o processador carregue informação sensível para locais potencialmente inseguros, explica a Cnet.

A fabricante revela que não viu ainda evidências de que hackers tenham levado a cabo ataques explorando esta vulnerabilidade para já e que espera que a atualização não afete o desempenho do computador. No entanto, a vice-presidente para segurança, Leslie Culbertson, avançou que a correção já foi disponibilizada aos parceiros produtores e que detetaram, nos testes internos que a performance dos sistemas pode baixar entre 2 a 8% com esta correção.

A falha foi detetada pela equipa Google Project Zero, que também atribuiu um grau de severidade médio e notificou os produtores de chips em fevereiro.