exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

LG regressa aos portáteis em Portugal com dois modelos

Os Gram chegarão ao mercado nacional em julho e, como o nome indica, pretendem distinguir-se pelo peso reduzido

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A LG está de regresso ao mercado de portáteis no mercado português. A marca sul-coreana apresentou hoje à imprensa e a parceiros dois Gram: o 14Z980, um modelo de 14”; e o 15Z980, uma versão de 15,6”.

Como é notório no próprio nome dado a esta linha de portáteis, o peso reduzido pretende ser uma característica diferenciadora. Assim, o modelo de 14" tem 995 g e o de 15” possui 1095 g. A bateria de 72 Wh pretende ser outra mais-valia, com a autonomia anunciada a variar entre as 19 h e as 21,5 h.

Em termos de especificações, há muitos pontos em comum entre os dois modelos. Entre eles estão o ecrã IPS Full HD e os processadores Core i5 e i7 de oitava geração. Os restantes componentes variam consoante o que o consumidor procurar: é possível ir até aos 16 GB de RAM e os SSD podem ser de 256 GB, 512 GB ou 1 TB.

No breve contacto que tivemos com as novas máquinas, as características que mais nos chamaram a atenção foi a existência de uma slot SSD adicional e a colocação de um sensor de impressão digital no botão de energia.

O chassis recorre a uma liga de nano carbono e magnésio e os portáteis estarão disponíveis em Portugal nas cores branco ou cinzento a partir de julho. Os preços começarão nos €1299 e deverão ir até aos €1800, consoante as especificações dos modelos. Os responsáveis da LG referiram que a introdução futura de funcionalidades como portas Thunderbolt e ecrãs táteis às máquinas irá depender da aceitação do mercado.

Estes portáteis têm como público-alvo preferencial os profissionais dos 25 aos 45 anos e a LG assume que está focada no segmento médio e high-end tanto nos portáteis como no restante portefólio. Luís Lameiras, responsável pela área de TI, justificou o regresso dos computadores à LG Portugal com o «excelente momento» que a sucursal atravessa no mercado nacional e por estes PCs se enquadrarem no segmento que está a crescer: ultraportáteis premium.

  • 333