exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Asus apresenta novos portáteis, Projeto Precog e VivoWatch BP

Dilpesh Laxmidas

A fabricante de Taiwan apresentou na Computex 2018 vários novos modelos de portáteis ZenBook, o Projeto Precog e ainda um dispositivo de cuidados de saúde, o VivoWatch BP, entre muitos outros equipamentos.

  • 333

Exame Informática

O Projeto Precog é uma das novidades que salta mais à vista da apresentação de hoje da Asus: um portátil convertível com duplo ecrã e Inteligência Artificial. O novo design, com uma dobradiça de 360 graus que junta os dois ecrãs, permite usar o portátil de quatro formas: com uma base, em formato de tenda, como um livro ou completamente plano. O destaque aqui é a ausência de teclados e touchpads, oferecendo uma maior flexibilidade de utilização. O aparelho consegue reconhecer automaticamente o dispositivo de entrada ativo, pode ajustar a localização do teclado conforme o sítio onde o utilizador coloca os dedos ou alterar para modo pen, mal deteta o toque da caneta no ecrã. O Precog suporta serviços de voz Windows Cortana e Amazon Alexa e o design duplo permite manter as tarefas principais num ecrã, enquanto os assistentes processam outras tarefas no segundo ecrã.

Nos portáteis, a empresa mostrou os VivoBook S15 e VivoBook S14, com Windows 10, espessura de 18 mm e que pesam 1,8 e 1,4 quilos respetivamente. Por outro lado, o VivoBook S13 é o primeiro portátil da marca com ecrã NanoEdge nas quatro extremidades e uma moldura de 4,3 mm, o que permite ter um ecrã de 13 polegadas num chassis de 11 polegadas.

Para os mais profissionais, a Asus mostrou o ZenBook Pro 15 e o ZenBook Pro 14, com ScreenPad que combina o tradicional touchpad com um ecrã tátil de alta resolução para criar uma nova forma de interação inteligente com programas para Windows e algumas apps proprietárias. O Pro 15 tem um processador Intel Core i9 de até oitava geração, placa gráfica GeForce GTX 1050Ti, 1 TB SSD e três entradas Thunderbolt. O Pro 14 tem um chip Intel Core i7 de até oitava geração, placa gráfica Nvidia GTX 1050 Max-Q, suporte para memória Intel Optane e 16 GB de RAM.

Nos gadgets para saúde, a Asus preparou o VivoWatch BO, com tecnologia HealthAI para que os utilizadores possam acompanhar alguns dados sobre a sua saúde como frequência cardíaca, qualidade das horas de sono, dados de atividade e indíces anti-stress. A bateria deste aparelho garante uma autonomia de até 28 dias e trata-se de um dispositivo 70% mais pequeno e 50% mais leve do que os aparelhos atuais para medir a tensão.

Por outro lado, a empresa mostrou ainda o Lyra Voice, um router 3-em-1 802.11ac mesh Wi-Fi que funciona como assistente de voz e coluna de som sem fios e que pode servir de ponto de interação com o Amazon Alexa.

Ainda não há informações sobre quando é que estes aparelhos chegam a Portugal, nem os preços recomendados.