exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Aí está o novo Galaxy Note 9

A Samsung fez a apresentação mundial do novo Galaxy Note 9 em Nova Iorque. Confira aqui as principais características e veja que rumores se confirmam.

  • 333

Exame Informática

O novo topo de gama da Samsung é agora o Galaxy Note 9. O ecrã do novo modelo é arredondado, com molduras estreitas em todos os lados, há um sensor de impressão digital na traseira, abaixo da câmara e o destaque vai para a S Pen, principal elemento diferenciador desta gama da Samsung. É com este telefone que a Samsung pretende combater a Apple e os novos iPhone que devem chegar ao mercado em setembro e a Google e os novos Pixel Phone que devem chegar em outubro.

A Samsung recomenda este telefone para quem pretenda usar apps de produtividade e há um adaptador USB tipo C para USB regular para ligar periféricos ou dispositivos de memória. A nova S Pen tem uma antena no interior, que permite a utilização de Bluetooth Low Energy e a fabricante espera que consiga influenciar o quotidiano do utilizador de diferentes formas. É possível, como era até aqui, escrever, desenhar, navegar e criar mensagens com a S Pen, mas a ligação Bluetooth permite alargar as possibilidades e, por exemplo, ativar e alternar entre a câmara traseira e a frontal, controlar o obturador e usar opções sensíveis ao contexto. A S Pen é carregada em apenas um minuto dentro do telefone e tem autonomia de até 200 cliques ou 30 minutos. O utilizador pode controlar apresentações em PowerPoint, o reprodutor de música ou outras aplicações com a S Pen, sendo que a Samsung quer abrir o SDK para developers poderem usar e ajustar também as suas apps.

No que a câmaras diz respeito, há um sistema dual traseiro com duas câmaras de 12 MP e uma frontal de 8 MP. Estes componentes são controlados por um sistema de Inteligência Artificial que otimiza a captura de imagens conforme o cenário e as condições de luz.

O novo smartphone vai estar disponível em versões de 128 ou 512 GB de armazenamento e vai ter uma bateria de 4000 mAh

Em Portugal, o novo smartphone vai estar disponível nas versões Azul Oceano ou Preto Meia Noite e o preços começam nos 1030 euros para a versão de 128 GB, estando a decorrer várias campanhas de retomas e de pagamentos a crédito em diferentes lojas e operadores.

Veja aqui o unboxing, uma vez que já recebemos o Galaxy Note 9 no nosso laboratório.