exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Meltdown pode afetar chip dos Samsung Galaxy S7

Cientistas da Universidade Técnica de Graz confirmam que é possível explorar a vulnerabilidade Meltdown para atacar os smartphones Galaxy S7 da Samsung.

  • 333

Exame Informática

Meltdown é o nome dado à falha nos microchips que foi detetada há meses e que permite a hackers ter acesso a informação que, até aí, se julgava ser inacessível. A falha afeta milhões de dispositivos em todo o mundo, desde computadores, smartphones e outros aparelhos, mas sempre se considerou que o Galaxy S7 e outros smartphones da Samsung não estariam entre as “vítimas”. Investigadores da Universidade Técnica de Graz confirmaram agora à Reuters que tal não é verdade e que é possível explorar a falha para aceder a informação guardada nos telefones S7.

A Samsung defendeu-se dizendo que lançou patches de segurança para proteger os Galaxy S7 em janeiro e que disponibilizou ainda uma atualização de segurança agora em julho.

«Há potencialmente mais telefones afetados e que ainda não sabemos (...), há um potencial de milhares de milhões de smartphones que estão no mercado e que podem estar vulneráveis ao Meltdown e que não recebem atualizações de segurança porque os próprios fabricantes não sabe», alerta Michael Schwars, um dos autores do estudo. Os investigadores vão apresentar as suas conclusões esta quinta-feira, na conferência Black Hat, em Las Vegas.

A Samsung já vendeu mais de 30 milhões de Galaxy S7 e, desde aí, já lançou mais dois novos smartphones. Uma porta-voz da empresa confirmou, no entanto, que não houve nenhum registo de um ataque aos smartphones explorando estas falhas.