exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AMD anuncia chegada do seu chip mais poderoso

Dilpesh Laxmidas

A AMD revela que o processador Ryzen Threadripper de segunda geração 2990WX com 32 núcleos e 64 threads está agora disponível.

  • 333

Exame Informática

Os novos chips da AMD foram desenhados segundo a arquitetura de 12 nanómetros Zen+, o que permite uma melhor gestão de energia, velocidades de relógio mais rápidas e um aumento na contagem de núcleos possíveis. Estes processadores são compatíveis com as placas mãe com chipset AMD X399 através de uma atualização simples do BIOS, o que oferece aos construtores mais alternativas na altura de fazer o desenho de um computador de secretária ou uma workstation de topo.

«Com esta família de segunda geração, queremos entregar o maior e mais poderoso processador de desktop que o mundo já viu», assumiu Jim Anderson, vice-presidente da AMD, em comunicado. O responsável explica que o objetivo é ajudar no segmento das workstations onde é necessário que as CPUs sejam capazes de ter uma boa performance.

A série WX destaca-se pelo processamento multi-core e foi construída para os prosumers, consumidores que exigem poder computacional em bruto para lidar com cargas de trabalho mais intensivas. Segundo os comparativos da AMD, o 2990WX oferece uma performance multi-thread 53% superior e 47% mais performance em renderização face ao Core i9-7980XE da Intel.

Os utilizadores destes chips vão ter acesso à tecnologia AMD StoreMI para carregar ficheiros, jogos e aplicações com velocidades semelhantes às conseguidas pelas unidades SSD, à solução Ryzen Master Utility, que permite controlos avançados e mais opções de otimização, e à Precision Boost Overdrive, uma ferramenta para melhorar o desempenho em motherboards premium.

O Threadripper 2990WX de 32 núcleos e 64 threads está disponível a partir de hoje, enquanto a versão de 16 núcleos e 32 threads Threadripper 2950X chega a 31 de agosto e os modelos 2970WX e 2920X chegam em outubro. O chip 2990WX vai custar 1799 dólares.

  • 333