exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Beeverycreative B2X300: a impressora 3D criada para impressionar os makers

A marca portuguesa Beeverycreative tem uma nova impressora 3D com características de topo, como extrusor duplo, grande volume de impressão e calibragem automática. O preço é uma boa surpresa

  • 333

A Beeverycreative B2X300 é, claramente, uma máquina para makers. Ou não fosse fornecida em kit. O que significa que cabe ao utilizador montar a máquina. Ou seja, esta máquina não vem substituir os modelos Beethefirst, modelos “prontos a utilizar” mal saem das caixas. É mais uma evolução da Hello Beeprusa, uma outra máquina do tipo “faça você mesmo” que a Beeverycreative já comercializava.

Uma grande evolução. Pelo menos a acreditar nas especificações já anunciadas pela Beeverycreative. Além da estrutura completamente metálica, incluindo todas as guias, a B2X300 inclui algumas características invulgares para uma máquina em kit, de modo a garantir, segundo o fabricante, qualidade de impressão e fiabilidade. E muitas destas características foram desenvolvidas pela própria marca, a contrário do que é habitual em impressoras em Kit. Um dos exemplos é a componente eletrónica que permite continuar impressões após uma falha na alimentação energética.

Mas talvez as duas características mais atrativas sejam a dimensão máxima e o extrusor. A primeira garante impressões com um volume até 300x200x300 mm, o que permite criar modelos maiores do que o possibilitado pela maioria das impressoras 3D desta gama.

O extrusor é capaz de usar dois filamentos em simultâneo (duas cores, por exemplo) e suporta praticamente todos os filamentos conhecidos, desde o mais habitual PLA (plástico de origem orgânica) até compósitos de carbono e filamentos flexíveis. Capacidade que é reforçada pela temperatura máxima de 300ºC na extrusão e pela “cama” aquecida.

Na componente de eletrónica e controlo, destaque para o sistema de calibração automática, que deverá ajudar a evitar muitos dos erros mais comuns na impressão 3D.

De acordo com a Beeverycreative, a B2X300 deverá ficar disponível para encomenda nos próximos dias, na loja online da marca, por um preço especial de lançamento de 599,99 euros. O preço final será de 649,49 euros. O prazo de entrega inicial deverá variar entre quatro a seis semanas.