exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

MUSGO, casaco hi-tech português promete reduzir fatalidades com peões

A Vime está a angariar fundos para o desenvolvimento de um casaco iluminado destinado a amantes do desporto, trabalhadores ou peregrinos. O objetivo é dar visibilidade para reduzir a taxa de fatalidades entre os peões.

  • 333

Exame Informática

O projeto da Vime, que está a desenvolver o casaco MUSGO em parceria com a Lapa e a Scoop, está em angariação de fundos no Indiegogo e propõe-se recolher 70 mil euros nos próximos 30 dias. O casaco dispõe de uma aplicação móvel para utilização em smartphone e foi criado com tecnologia e produção 100% nacional.

Dados das autoridades dos EUA revelam que um peão foi morto a cada hora e meia em 2016 e que 75% das fatalidades ocorrem no escuro. Filipe Magalhães, diretor científico e tecnológico da Vime, explica que «o sistema de iluminação inteligente com fibras óticas que desenvolvemos aumenta a segurança dos utilizadores através da iluminação ativa e é “inteligente” graças ao recurso a sensores que existem num smartphone e que ajudam, por exemplo, a sinalizar a travagem de um ciclista ou informar um trabalhador que saiu da área de segurança», segundo o comunicado de imprensa.

Com o emparelhamento com a app, o utilizador pode selecionar a cor, a intensidade e a frequência do efeito de piscar, quer através dos sensores do telefone, quer manualmente. A componente inteligente do sistema permite sinalizar automaticamente a travagem ou desaceleração de um ciclista para que os condutores em redor se apercebam. O MUSGO traz ainda um bolso “saudável” que isola o corpo da radiaçãodo telefone, uma cauda “rebatível” para evitar salpicos e sujidade na roupa e bandas de silicone nos ombros para aumentar a aderência de sacos e mochilas.

Além da tecnologia, o MUSGO destaca-se por ser amigo do ambiente, ao ser produzido com partículas de carvão ativado obtidas a partir de cascas de coco recilcadas.

O casaco vai estar disponível durante a campanha de angariação por um preço de 287 dólares, cerca de 250 euros. Após a campanha, caso esta seja bem sucedida, o MUSGO estará disponível online por um preço a rondar os 600 euros.

  • 333