exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Mobi-Wize quer que carros “sintam” as estradas

Spencer Platt

A startup israelita Mobi-Wize está a desenvolver um conjunto de sistemas que permite aos carros literamente ter o sentido do tato e sentir a estrada por onde passam.

  • 333

Exame Informática

A Mobi-Wize pretende usar os sensores que já se encontram a bordo dos carros para desenvolver um sistema que lhes permita sentir as estradas. O objetivo é monitorizar informação recolhida dos sensores, juntamente com a posição dos pedais e do volante de forma a que o carro possa ter o sentido do tato. A solução passa por um «sensor virtual implementado no software... é a aplicação de AI e de aprendizagem de máquina aos dados que surgem dos sensores existentes», explicou o CEO da startup Amit Nisenbaum, citado pelo ArsTechnica.

A empresa está a colaborar com fabricantes automóveis para a implementação deste software nos modelos já existentes ou ainda em desenvolvimento.

No papel, uma das informações mais importantes vem da forma como os pneus se estão a agarrar ao piso, replicando a forma como os sistemas ABS e de tração funcionam. A vantagem da Mobi-Wize passa pela aplicação de um software e de tecnologia que calcula de forma precisa e em tempo real a qualidade do contacto entre o veículo e a estrada.

A recolha desta informação, e consequente upload desta para a nuvem, permite a construção de um mapa de qualidade de estrada sempre atualizado e com base em dados recolhidos em crowdsourcing.

A Mobi-Wize já juntou informação de mais de dez milhões de quilómetros de estradas em Israel e partes da Alemanha e pretende continuar o esforço em outros países. A meta é fornecer depois esta informação para os fabricantes de carros autónomos, de forma a melhorar a condução e a experiência de utilização.

Por outro lado, a empresa quer colaborar também com as autoridades locais para ajudar a melhorar a capacidade de manutenção das estradas em boas condições.

  • 333