exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nvidia Scanner: o overclock à distância de um clique

A Nvidia estreia a ferramenta Scanner com as GeForce RTX 2080, que permite puxar a placa gráfica ao máximo desempenho apenas com um clique.

  • 333

Exame Informática

A Nvidia planeia ter o Scanner disponível para as placas gráficas mais recentes já e preparar também a compatibilidade com gráficas mais antigas depois. A ferramenta é um conjunto de API que podem ser usadas por programadores para ser implementada noutros software através do kit NVAPI. O utilitário consegue executar avaliações na curva de voltagem do circuito e detetar erros matemáticos antes de uma falha ocorrer. A Nvidia promete fazer um benchmark completo em 20 minutos e, de seguida, o perfil é guardado automaticamente. A partir daí, com um clique apenas, o utilizador pode ativar o overclock e assegurar que está a conseguir tirar o máximo partido do sistema, explica o The Verge.

Tom Peterson, diretor da Nvidia, revelou que todos os grandes programas de overclocking vão ter o Scanner implementado. Por exemplo, o Precision X1 da EVGA vai ter integrado o Scanner já a partir de 20 de setembro, data de lançamento da próxima placa gráfica da Nvidia. Durante uma demonstração, Peterson usou o Scanner para “puxar” uma RTX 2080 (que tem um boost clock de 1710 MHz) até aos 2130 MHz a 1068 mV.

Por outro lado, a empresa está a trabalhar também com fabricantes como Asus, MSI ou Gigabyte para assegurar que os utilizadores podem usar o Scanner em modelos de gráficas mais antigos.

  • 333