exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Impressora 3D portuguesa criada para imprimir no Espaço ganha prémio internacional

O projeto MELT da Beeverycreative ganhou o prémio para melhor aplicação aerospacial nos TCT Awards 2018

  • 333

A Beeverycreative fechou com “chave de ouro” a presença no TCT Show, considerado o maior evento do mundo sobre impressão 3D. A marca portuguesa foi distinguida com o prémio TCT Aerospace Application Award para o projeto MELT (Manufacturing of Experimental Layer Technology). Trata-se de uma impressora 3D criada para a Agência Espacial Europeia desenvolvida para funcioar no espaço em ambiente de microgravidade. Tecnologia que permitirá, por exemplo, criar ferramentas e até peças para serem usadas nas estações espaciais. O que pode mudar por completo a forma como os astronautas trabalham, já que, obviamente, não é fácil enviar ferramentas e peças da Terra para o Espaço.

O protótipo foi desenvolvido após o consórcio internacional, constituído pela SONACA Space, Beeverycreative, OHB-System e Active Space Technologies, ter vencido o concurso da ESA. Coube à portuguesa Beeverycreative, empresa que fabrica impressoras 3D, desenvolver a máquina e o software. Esta máquina foi criada para imprimir usando polímeros de alta performance, o que resulta em peças com características mecânicas compatíveis com a utilização real em ambientes exigentes.

Em declarações à Exame Informática, Sérgio Sousa Moreira, Chief Marketing Officer da Beeverycreative, não esconde a satisfação por este prémio «É um reconhecimento de nossa capacidade de desenvolvimento tecnológico e uma recompensa por mais de 2 anos de investimento neste projeto em conjunto com os nossos parceiros do consórcio internacional, a SONACA Space, a OHB Systems e a Active Space Tecnologies. Aprendemos imenso com o projeto, com os parceiros e com a Agência Espacial Europeia. A impressão 3D pode ter um papel significativo na exploração espacial e esperamos que este projeto tenha dado o seu contributo para isso.»