exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

iPhone XS e iPhone SX Max sofrem de um “chargegate”?

Vários utilizadores queixam-se de que os novos iPhone não carregam se o ecrã estiver desligado. Na Internet, já há quem lhe chame “chargegate”, a nova polémica que envolve os telefones mais recentes da Apple.

  • 333

Exame Informática

A denúncia estava a ser feita em vários fóruns e ganhou força agora ao ser divulgada por Lewis Hilstenger, um youtuber seguido por mais de 12 milhões de pessoas. Hilstenger alega ter testado carregar nove iPhones com um carregador oficial da Apple e que muitos dos novos modelos não carregavam a bateria se o ecrã estivesse desligado. O youtuber diz que o iPhone X de 2017 carregou integralmente, sem percalços, mas que alguns dos equipamentos mais recentes só o faziam se o ecrã fosse ligado. Um destes aparelhos não carregou de todo, avança a BBC. Para estes modelos, só a opção de carregamento wireless aparentou funcionar.

Redes sociais e fóruns oficiais da Apple têm recebido estas queixas, mas até agora a empresa de Cupertino não comentou o tema.

Alguns utilizadores referem que o problema se pode dever a uma atualização de segurança incluida no iOS 11.4.1, que desabilita a porta Lightning se o telefone estiver em modo idle durante algum tempo. Esta desativação impede que ladrões, cibercriminosos ou mesmo as autoridades acedam aos conteúdos do telefone. No entanto, a opção faz com que «em alguns casos, o telefone possa não carregar», explicou a Apple.

O que causa estranheza é que aparentemente apenas os iPhone XS e XS Max estão a ser afetados por este “chargegate”.