exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Devolo lança Powerline acima dos 2000 Mbps e com Wi-Fi Mesh

Os novos kit Magic são os primeiros do mercado a usar a mais recente tecnologia Powerline, que permite mais desempenho, mais alcance e maior estabilidade.

  • 333

«Mágicos» foi uma das expressões que se ouviu descrever os novos adaptadores Powerline da Devolo. Para quem ainda não conhece esta tecnologia, o Powerline (PL) permite usar a instalação elétrica, que se mantém operacional, para transferir dados. De uma forma ainda mais simples: permite transformar tomadas elétricas em portas de rede. Há adaptadores PL com Wi-Fi, outros com mais de uma porta de rede (Ethernet), kits com dois ou mais adaptadores… E todas estas variações estarão disponível em diferentes kits das séries Devolo Magic 1 e Magic 2, cujos preços variam de €64,99 (um único adaptador PL, com porta de 1 Gbps e 1200 Mbps de largura de banda) até aos €299 (três adaptadores com 2 portas de 1 Gbps, 2400 Mbps de largura de banda e Wi-Fi de 1200 Mbps).

Relativamente ao Wi-Fi, o PL tem a vantagem de conseguir “ultrapassar” obstáculos como paredes mais espessas

Instalação exemplo de um sistema PowerLine com Wi-Fi Mesh: o adaptador PL ligado ao router distribui o acesso à Internet através dos cabos elétricos outros dois adaptadores PL. Os três adapdadores criam uma rede Wi-Fi do tipo Mesh de grande alcance

Instalação exemplo de um sistema PowerLine com Wi-Fi Mesh: o adaptador PL ligado ao router distribui o acesso à Internet através dos cabos elétricos outros dois adaptadores PL. Os três adapdadores criam uma rede Wi-Fi do tipo Mesh de grande alcance

Wi-Fi Mesh

A linha Magic é, segundo a Devolo, a primeira do mercado a utilizar a segunda geração do G.hn, o protocolo de comunicação PL mais sofisticado. Entre as vantagens anunciadas estão o aumento da largura de banda (até 2400 Mbps nos adaptadores Magic 2 e até 1200 Mbps nos adaptadores Magic 1), mais alcance (até 500 metros) e maior estabilidade na ligação. Mas há também novidades nos adaptadores com componente Wi-Fi: a tecnologia Mesh. Esta arquitetura de redes sem fios permite juntar os diferentes pontos de acesso – neste caso, os diferentes adaptadores Devolo Magic – para criar uma única rede Wi-Fi virtual. O que significa que, por exemplo, os aparelhos Wi-Fi ligados à rede podem comutar automaticamente para o ponto de acesso com maior força de sinal e todos estes adaptadores são geridos como se uma única rede Wi-Fi se tratasse.

Há, ainda novidades, no sistema de emparelhamento dos aparelhos, que se passa a realizar de modo totalmente automático, e na app de gestão. De acordo com os responsáveis da Devolo, a nova app vai permite gerir mais facilmente diferentes adaptadores, facilitar a instalação de novos módulos e a partilha da rede Wi-Fi a utilizadores convidados.

Mas há uma má notícia para quem já tem aparelhos Powerline: o novo protocolo não é compatível com as gerações anteriores. Ou seja, não é possível ligar em rede os Magic com outros adaptadores PL.

  • 333