exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Facebook apresenta Portal, dispositivos para fazer videochamadas

Rafa Camargo, vice-presidente do Facebook, apresentou o Portal e o Portal Plus, dois aparelhos destinados a fazer videochamadas através do Facebook Messenger

  • 333

Exame Informática

A Facebook quer rivalizar com a Google e a Amazon também no hardware. Agora, a empresa anunciou dois dispositivos que estabelecem videochamadas quase sem atrasos e que operam sobre o Messenger.

O Portal é um aparelho de 10,1 polegadas que custa 199 dólares, enquanto o Portal Plus mede 15,6 polegadas e custa 349 dólares. A inovação surge no algoritmo de Inteligência Artificial chamado Smart Camera e que monitoriza os movimentos do utilizador para fazer panorâmicas, zooms ou enquadramentos, sem que o utilizador se tenha de preocupar. Este projeto é resultado do Building 8, a unidade do Facebook especializada em projetos secretos.

Depois do Cambridge Analytica e das frequentes vulnerabilidades que têm sido reveladas, o projeto que aposta no hardware pode ser uma escapatória para voltar a conquistar o interesse dos utilizadores. O desafio passa por conseguir convencê-los a ter mais uma câmara e um microfone em casa que podem ser usados para os espiar, relembra a Cnet.

Os Portal vão operar no Messenger e podem começar chamadas através de comandos de voz como “Hey, Portal, call...” e as videochamadas podem ser recebidas por qualquer aparelho como smartphone ou tablet.

Por outro lado, os utilizadores podem estar a ouvir ao mesmo tempo uma música do Spotify, Pandora ou iHeartRadio. Finalmente, os aparelhos podem ser usados para mostrar fotografias do mural, notificações importantes de calendário ou mesmo aniversários.

Os aparelhos vão chegar ao mercado norte-americano em novembro.