exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Google revela smartphones Pixel 3 e Pixel 3 XL

A Google apresentou oficialmente os novos smartphones Pixel 3, apesar de as especificações já serem conhecidas há muito. Há ainda outras novidades a serem mostradas.

  • 333

Exame Informática

Os novos Pixel 3 e 3 XL são uma atualização do modelo anterior e isso reflete-se no design: vistos de traseira, quase não há diferenças. O modelo 3 tem um ecrã OLED de 5,5 polegadas, com resolução de 2160x1080, enquanto o “irmão” XL tem um ecrã de 6,3 polegadas, 2960x1440 pixéis e ambos têm um rácio de 18:9.

O Pixel 3 XL ainda não elimina completamente a moldura, embora esta seja bastante mais fina do que no modelo anterior, ao passo que o 3 é quase uma cópia do Pixel 2 XL, no que diz respeito à moldura. Em termos de câmara, ambos os modelos têm um sistema dual de 8 MP, com f/1.8 e f/2.2 e, na traseira, uma câmara de 12,2 MP f/1.8. Os utilizadores que comprem estes smartphones vão poder ter armazenamento ilimitado através do Google Photos durante três anos, até ao fim de 2021.

Um dos destaques destes equipamentos passa pelos truques de AI para captar fotos melhores e mais divertidas. É possível ativar o Top Shot, um modo que tira várias fotos assim que se pressiona o botão e depois o sistema escolhe automaticamente a que tiver ficado melhor, tendo em conta foco, sorrisos, enquadramento e outros fatores. Por outro lado, o Photobooth permite fazer o mesmo, mas com selfies. O modo Nigh Sight ajuda a captar melhores imagens à noite e o Motion Auto Focus mantem o foco no alvo, enquanto o Super Res Zoom aumenta a qualidade de imagens e vídeos captados com zoom digital.
A Google incluiu o assistente Call Screen, que consegue atender chamadas automaticamente e bloquear números associados a telemarketing. Nesta fase, o sistema vai funcionar apenas nos EUA.

Nas “entranhas”, estes modelos têm um chip Snapdragon 845 octa-core, 4 GB de RAM e um chip de segurança Titan M. Não há slot microSD para expansão, pelo que as opções de armazenamento são 64 ou 128 GB. O sistema operativo instalado é, sem surpresa, o Android 9 Pie.

Ambos os modelos estreiam o sistema de carregamento Qi wireless, 18 W, e prometem, em apenas 15 minutos, carregar até sete horas de bateria. O carregamento sem fios deverá ser, em teoria, mais rápido que o carregamento com fios através do Pixel Stand, um acessório vendido em separado.

O Pixel 3 vai custar 799 dólares e o modelo 3 XL vai custar 899 dólares, um aumento de 150 e 50 dólares face à geração anterior. Os telefones vão estar disponíveis para venda nos EUA a 18 de outubro e devem chegar depois aos restantes mercados.