exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

CES: Samsung lança família de robôs e um género de exoesqueleto para atletas

Justin Sullivan

Na apresentação à imprensa na CES, a Samsung tinha «one more thing», que na verdade são quatro: robôs assistentes

  • 333

A expressão «one more thing» é normalmente associada a apresentações da Apple, mas desta vez foi usada pela Samsung. Depois de ter anunciado novidades no campo dos televisores, eletrodomésticos e assistente digital (Bixby), a Samsung surpreendeu os jornalistas com o anúncio de uma linha de robôs. O Bot Care é um assistente digital robótico mais dedicado à monitorização da saúde. Na demonstração feita em palco, este robô mediu a tensão arterial e o batimento cardíaco de um dos responsáveis da Samsung e depois apresentou um pequeno relatório. Tudo, é claro, com interações via voz utilizando a Bixby. O Bot Care pode ser controlado remotamente para, por exemplo, monitorizar familiares à distância.

O Bot Air tem sensores para monitorizar a qualidade do ar e detetar as fontes de poluição. O Bot Retail destina-se, como o nome indica, a ajudar clientes das lojas, como apresentação de todo o tipo de informação e até com capacidade de tratar de pagamentos.

Talvez mais impressionante seja a plataforma GEMS. Os responsáveis da Samsung não revelaram pormenores, mas trata-se de um sistema criado para ajudar atletas no treino e pessoas com limitações físicas. As imagens mostradas parecem indicar que estas máquinas funcionarão como exoesqueletos parciais para, por exemplo, auxiliarem no movimento de membros.

  • 333