exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Bose quer supressão de ruído dentro do carro

A empresa especializada em som apresentou um sistema que assenta em microfones e algoritmos que permite que, dentro do automóvel, não se oiça o barulho lá de fora.

  • 333

A Bose quer que a supressão de ruído passe dos auscultadores para o interior dos carros. A empresa apresentou a QuietComfort, uma solução que analisa a vibração do veículo para suprimir todo o barulho que provem do exterior. O sistema tornar-se-á mais popular à medida que os veículos se tornam mais leves e elétricos. Um carro elétrico é bastante mais silencioso e o condutor e passageiros ficam mais sujeitos aos ruídos do exterior, lembra o The Verge.

A Bose teve uma abordagem diferente da que é usada nos sistemas atuais, que assentam em pneus especializados ou em aumentar o material de isolamento. Estas soluções implicam geralmente maior peso do carro e diminuem a eficiência do uso de combustível. A empresa especializada em áudio usa uma combinação de acelerómetros, software proprietário para processamento de sinais, microfones e o sistema de som a bordo para «controlar eletronicamente o som indesejado».

O comunicado da Bose explica que são analisadas as vibrações que criam ruído e é calculado um sinal de cancelamento acústico que é emitido depois pelas colunas a bordo.

A Bose vai colaborar com os fabricantes automóveis e pretende que o QuietComfort possa ser uma realidade nos carros entregues a partir de 2021.