exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung: vem aí o chip de 1TB para telemóveis

JUNG YEON-JE

Dispositivos com esta capacidade de armazenamento podem chegar ao mercado nos próximos lançamentos da Samsung

  • 333

A Samsung começou a produção em massa de dispositivos móveis com 1 terabyte, afirmando ser o primeiro smartphone com uma unidade de armazenamento que até há pouco tempo era um exclusivo dos computadores.

Num futuro próximo será possível dispensar a compra acessória de cartões microSD para guardar um maior número conteúdos (fotos, vídeos, música).

«É esperado que o eUFS de 1TB venha introduzir, na próxima geração de telemóveis, uma experiência semelhante à de ter um notebook», disse Cheol Choi, Vice-presidente Executivo do departamento de Marketing e Vendas da Samsung Electronics, em entrevista à Engadget.

Os próximos produtos bandeira da Samsung, como o S10, terão já 1TB de memória de armazenamento, graças à incorporação da tecnologia eUFS (Universal Flash Storage).

Esta tecnologia foi desenhada para ter um desempenho mais rápido do que a tecnologia existente atualmente no mercado, a SSD e microSD. Tem uma leitura sequencial de 1,000 megabits por segundo (Mbps), sendo duas vezes mais rápida do que o SDD comum. Apesar das diferenças de desempenho, a Samsung garante ainda que a dimensão do telemóvel não será afetada pelo facto de passar a ter uma unidade com maior capacidade de armazenamento.

  • 333