exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Chegou a primeira placa gráfica com processador de 7 nanómetros

Radeon VII da AMD.

Resultante da segunda geração Vega, a Radeon VII, tem duas vezes mais memória e largura de banda do que a sua antecessora, a Radeon RX Vega 64.

  • 333

Francisco Garcia

Esta quinta-feira, a AMD anunciou o lançamento da primeira placa gráfica com processador de 7 nanómetros. Chama-se Radeon VII e destina-se, naturalmente, aos jogadores. É o novo modelo topo de gama da AMD, apesar de ter um preço anunciado (699 dólares) significativamente abaixo do preço das placas gráficas topo de gama da concorrente Nvidia.

Com duas vezes mais memória e largura de banda do que a Radeon RX Vega 64, o anterior modelo da marca para o mesmo segmento, a AMD garante que a nova Radeon VII consegue jogar de modo fluído em HDR a 1080p, ultrawide em 1440p e até à resolução 4K. Consegue ainda processar conteúdos em monitores de 8K.

O processador Radeon VII é constituído por 60 unidades de computação, 2840 unidades stream e frequência de funcionamento até 1750 MHz. A memória de 16 GB é do tipo HMB2, uma interface de banda ultra-larga com interface de memória de 4096 bits.

Segundo números da AMD, a nova placa gráfica é capaz de, relativamente à Radeon Vega 64, melhorias de desempenho de 35% no Battlefield V e de 42% no Strange Brigade.

A AMD ainda não anunciou preços para a Europa. No entanto, várias fontes indicam que este fabricante está a entregar quantidades muito reduzidas destas placas, o que poderá significar que a capacidade de produção é ainda muito reduzida.

  • 333