exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

ARM prepara chip que diminui náusas a quem usa Realidade Virtual

Óculos de realidade virtual criados pela InfinityAR

InfinityAR

Os aparelhos de Realidade Virtual "standalone" estão a ficar cada vez melhores e a chegar a mais utilizadores. No entanto, a sensação de náusea continua a assolar alguns destes utilizadores e a ARM pretende reduzi-la com o seu novo chip Mali-D77.

  • 333

Exame Informática

A ARM explica que o Mali-D77 vai melhorar a representação visual de artefactos no ecrã, melhorar a performance do aparelho e diminuir a sensação de náusea que afeta alguns utilizadores de Realidade Virtual. Este último feito é conseguido porque o chip reprojeta as cenas necessárias para se ajustarem à posição da cabeça e corrige efeitos como distorção ou aberrações cromáticas. Por outro lado, o novo chip promete consumir menos 12% de energia elétrica e 40% de largura de banda, noticia o Engadget.

Este chip ainda está em fase de arquitetura, devendo demorar a chegar ao mercado. Para já está otimizado para equipamentos de Realidade Virtual "standalone", que não dependem de computadores externos, com imagens a 120 frames por segundo e resolução 3K.

Depois da fase de design, o chip vai chegar aos fabricantes que terão de os integrar nos seus processadores e só depois serão integrados nos aparelhos de RV destinado ao consumo, um processo que poderá demorar ainda algum tempo.

  • 333