exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Centaurus: o portátil de dois ecrãs da Microsoft foi mostrado internamente

Microsoft Courier Booklet

http://gizmodo.com/5370223/courier-tablet-runs-windows-7-hardware-made-by-microsoft

Uma equipa da Microsoft mostrou, numa reunião interna, um protótipo do equipamento portátil com dois ecrãs. O projeto tem o nome de código Centaurus e o aparelho deve chegar ao mercado só no próximo ano.

  • 333

Exame Informática

A Microsoft adotou uma postura invulgar e a equipa responsável pelo Centaurus mostrou um aparelho em fase de protótipo durante uma reunião interna. Coincidentemente, a “apresentação” foi feita na semana passada, uns dias antes do início do WWDC, a conferência de developers da Apple.

O Centaurus deve estar entre os primeiros aparelhos Windows Core Operating System. Acredita-se que este aparelho, segundo a ZDNet, precise de uma shell do Windows que suporte hardware de dois ecrãs, ou seja, a Santorini, que faz parte do Windows Lite OS, o rival de Redmond ao Chrome OS. O Lite OS também não foi apresentado oficialmente ainda, mas os rumores indicam que se trata de uma versão mais rápida, mais fluida e que proporciona um ambiente mais seguro, permitindo correr aplicações Win 32 e não apenas Universal Windows Platform.

Esta não é a primeira abordagem da Microsoft ao segmento de aparelhos com dois ecrãs. Em 2010, a empresa abandonou o projeto Courier, sem ter trazido o equipamento ao mercado sequer.

O sistema operativo Windows Lite deve chegar só em 2020, altura em que o Centaurus também se deve estrear. Há, no entanto, boas probabilidades de ambos poderem ser apresentados ainda este outono.

A Microsoft recusou confirmar oficialmente se o Centaurus foi apresentado na tal sessão interna.

  • 333