exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

IKEA prepara mobiliário robotizado para apartamentos pequenos

Exame Informática

  • 333

A IKEA anunciou uma parceria com uma startup dos EUA, a Ori, para criar a linha ROGNAN, de mobiliário robotizado que visa fazer uma utilização mais eficiente do espaço em apartamentos de reduzidas dimensões.

Exame Informática

O mote da nova linha ROGNAN da IKEA é «dar poder às pessoas que têm grandes sonhos para casas pequenas». O conceito é usar carris e sistemas robotizados para promover uma utilização mais eficiente do espaço. A empresa pretende que um apartamento de dez metros quadrados seja suficiente para incluir uma cama, um sofá, uma secretária e ofereça espaços para arrumação.

No vídeo que foi apresentado hoje vemos um armário gigante com um sofá num dos lados e uma cama no outro. Com o toque de um botão, a cama desliza para baixo do módulo e liberta espaço de estar, explica o Engadget. Além dos módulos de arrumação, vemos também uma secretária retrátil.

A linha ROGNAN foi apresentada no âmbito do Democratic Design Day da IKEA, além de uma app que permite controlar sistemas de luz de forma unificada e controlar vários dispositivos na mesma interface. É possível com esta aplicação, por exemplo, acender as luzes, fechar estores e começar a tocar música com apenas uma ação.

A IKEA irá divulgar mais informação sobre estas soluções no verão, mas as primeiras unidades só devem chegar ao mercado em 2020.

  • 333