exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

BMW mostra sistema de cruise control que faz carro parar nos semáforos vermelhos

A próxima geração de cruise control adaptativo da BMW vai ter a capacidade de detetar os sinais vermelhos e suspender a marcha do veículo. A novidade vai chegar através de atualização de software nos modelos mais recentes da marca, mas não há datas, nem informação de quais os primeiros países incluídos.

  • 333

Exame Informática

A BMW apresentou, durante a NextGen, a nova geração do sistema de cruise control adaptativo, capaz de “perceber” um semáforo vermelho e parar o carro. Este sistema tira partido das câmaras já incluídas nos novos carros da marca e que já conseguem detetar limites de velocidade e passar essa informação para o cruise control.

A novidade foi mostrada num carro Série 3, num cenário de tráfego urbano denso, mas numa rota pre-planeada, o que terá contribuído para o sucesso da demonstração, explica o Tech Crunch. Quando o semáforo muda para verde, o condutor tem de carregar no botão de cruise control para retomar a marcha.

A novidade deve chegar aos modelos mais recentes da BMW através de uma atualização de software, mas a marca não confirmou as datas de lançamento, nem quais os primeiros carros e países a recebê-la.

O condutor vai poder predefinir a rota no sistema de navegação e o sistema será capaz de perceber as setas para a esquerda e para a direita em interseções mais complexas.

Todas estas funcionalidades não fazem do carro propriamente autónomo, mas são um bom indicador de que estas características presentes em modelos tecnologicamente mais avançados podem também chegar a outro tipo de veículos.

  • 333