exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Sony Alpha 7R IV: A primeira câmara full frame de 61 megapíxeis

Empresa japonesa eleva a fasquia no território das câmaras full frame ao apostar numa combinação de resolução e portabilidade.

  • 333

Chama-se Sony Alpha 7R IV e é a primeira câmara full frame com um sensor de 61 megapíxeis. Vai chegar ao mercado durante o mês de agosto e vai ter um preço recomendado de 4.000 euros.

«É a maior resolução alguma vez alcançada numa câmara full frame. Quem diria há cinco anos que chegaríamos aos 60 megapíxeis de forma tão rápida?», disse, de forma retórica, Yann Salmon-Legagneur, diretor de marketing da divisão de imagem da Sony Europa na apresentação na nova câmara, em Dublin, Irlanda.

A vantagem dos sensores full frame é que têm o mesmo tamanho que um frame de uma película de 35 milímetros, o que significa que é maior em tamanho do que o sensor encontrado comummente nas câmaras DSLR. Ou seja, permite captar mais luz, o que por sua vez traduz-se numa melhor qualidade de imagem.

Além da aposta clara na resolução, a Sony apetrechou a Alpha 7R IV com outras funcionalidades de relevo: 15 níveis de intervalo dinâmico para um gradiente de cores mais natural e realista; um ISO que varia entre 100 e 32000; 567 pontos de deteção para focagem automática; e ainda um modo melhorado de multi-shooting que capta 16 fotografias e “cola-as” para obter uma única imagem de 240 megapíxeis, ideal para quem prefere fotografar paisagem ou motivos arquitetónicos.

Como já é apanágio nas câmaras da Sony, o novo modelo vem equipado com sistemas de inteligência artificial que vão garantir ao utilizador focagem automática em tempo real de dois níveis: uma mais geral, que acompanha o objeto em movimento; e uma mais específica, que é capaz de manter o foco apenas no olho humano, sendo que nesta câmara esta característica estende-se agora também ao vídeo.

A gravar a nova Sony Alpha 7R IV é capaz de captar vídeos em 4K e com opção para oversampling para 6K.

Destaque ainda para o sistema de ligação remota ao computador e que vai permitir ter acesso, quase em tempo real, às imagens que estão a ser captadas na câmara, mesmo no formato RAW.

Ficou ainda confirmado que o novo modelo vai ser compatível com 52 modelos de lentes intermutáveis da marca, o que garante logo à partida uma grande variedade de escolha para quem vier a apostar nesta máquina.

  • 333