exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Intel lança família de processadores Ice Lake de 10 nanómetros

Foto: Intel

Primeiros computadores equipados com os novos chips devem chegar ao mercado em dezembro

  • 333

Estão aí os primeiros processadores de 10 nanómetros da Intel, depois de várias promessas e alguns atrasos. A fabricante confirmou esta quinta-feira que os chips já estão a ser enviados em volume para os fabricantes de computadores. Ao todo existem 11 versões dos CPU que são conhecidos pelo nome de “família” Ice Lake.

Os processadores estão divididos em dois grupos: a série Y é dedicada para portáteis sem ventoinha e tablets, ao passo que a série U é aquela que tem os processadores mais capazes e é destinada sobretudo para ultrabooks.

Em baixo, na imagem, encontra uma descrição técnica das características dos onze processadores.

Existem três grandes melhorias naquela que é a décima geração de processadores da Intel: melhor arquitetura gráfica e que nos modelos de gama superior permite jogar a 1080p; suporte para desenvolvimento de redes neurais, uma área da inteligência artificial, graças a um motor específico para realizar estes trabalhos em segundo plano; e suporte do standard Wi-Fi 6 e até quatro portas Thunderbolt 3.

Ainda não há confirmações, mas de acordo com a publicação PC World, os primeiros computadores equipados com os processadores Ice Lake deverão chegar ao mercado na altura das «festividades», o que significa final de novembro, início de dezembro.

Os primeiros equipamentos com os novos chips poderão ser apresentados já no início de setembro, na feira anual IFA, em Berlim, Alemanha.

  • 333