exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Titan: Chaves ultra-seguras da Google chegam à Europa

Até aqui os periféricos só eram vendidos nos EUA. Preço do kit é de 55 euros

  • 333

A Google passou a vender nos dois mercados do Reino Unido e França chaves de segurança Titan que são usadas como segundo fator de autenticação (2FA) em serviços online. Além destes dois países, a venda, até aqui apenas restringida aos EUA, passa a ser feita também no Canadá e Japão. Ainda não há notícias de quando estas chaves de segurança chegam a Portugal.

O preço de cada kit em França vai custar 55 euros, escreve o TechCrunch, e é composto por duas chaves: uma USB para usar no computador e uma Bluetooth para usar em dispositivos móveis.

O objetivo é o seguinte: quando está a autenticar-se num serviço online, além de introduzir a password, terá também de fazer uma verificação com estas chaves. Se estiver no desktop, terá de introduzir a chave numa ranhura USB, já se o acesso for feito no smartphone então terá de carregar no botão da chave Bluetooth.

Ou seja, mesmo que alguém tenha o email e a password de acesso para um serviço online não vai conseguir autenticar-se, pois falta o elemento “físico”.

Além dos serviços proprietários da Google – Gmail, Docs, Drive –, as chaves também são compatíveis com outras plataformas online como Facebook, Twitter, Salesforce, GitHub, Dropbox e todos os serviços que suportem o standard de autenticação FIDO2.

Ainda que a camada de segurança extra seja benéfica para qualquer utilizador que procure estar mais protegido no mundo digital, as Google Titan destinam-se sobretudo a pessoas, cujas funções profissionais exigem maiores cuidados nesta área, como administradores de sistemas de tecnologia e informação.

Além da Google, empresas como a Yubico, Kensignton e Thetis também vendem chaves de segurança física.

  • 333