exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Vem aí um iPhone só para hackers

Foto: SOPA Images

Versão especial do smartphone da Apple deverá ser anunciada ainda esta semana, a par de uma das maiores conferências de segurança informática do mundo

  • 333

Vem aí uma versão rara do iPhone – de tal maneira especial, que só aqueles que percebem de segurança informática vão deitar as mãos ao dispositivo. Esta versão do iPhone não tem tantas barreiras de proteção como as versões do consumo e o objetivo é permitir que os hackers possam explorar partes do equipamento que até aqui foram quase impossíveis de analisar.

Os “felizardos” deverão conseguir explorar partes do sistema operativo que, em condições normais, estão inacessíveis. A Forbes escreve mesmo que os hackers poderão ser capazes de inspecionar a memória dos equipamentos e até alterar o funcionamento dos processadores.

Apesar de ter uma versão mais “aberta” do iOS, os iPhone que vão ser entregues aos melhores caçadores de bugs do programa privado da Apple serão, ainda assim, mais “fechados” do que aqueles usados por alguns funcionários da tecnológica de Cupertino. De fora vai ficar, por exemplo, o acesso ao firmware do iOS, que na prática é o elemento base do sistema operativo e a “porta de entrada” para as principais funcionalidades do iPhone.

Ao abrir mais o ecossistema, a Apple estará ao mesmo tempo a garantir maior controlo sobre o mesmo. Os iPhone serão dados a hackers selecionados pela empresa e que terão de cumprir regras definidas pela marca da maçã. O lançamento do "iPhone para hackers" chega numa altura em que o mercado negro dos chamados iPhone de desenvolvimento tem vindo a crescer e os dispositivos chegam a ser vendidos por vários milhares de euros.

O anúncio da disponibilização destas versões especiais do iPhone deverá ser feito no final da semana durante a Black Hat, uma das maiores convenções de segurança informática do mundo.

Ao mesmo tempo, a Apple também deverá anunciar um programa de caça ao bug dedicado para os computadores Mac e o sistema operativo macOS.

  • 333