exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung apresenta processador Exynos que já inclui modem 5G

A fabricante sul coreana mostrou na IFA a nova geração de chips Exynos, os 980, que já trazem um modem 5G integrado, poupando assim espaço e baixando o consumo energético.

  • 333

Exame Informática

As ligações 5G estão cada vez mais acessíveis e disponíveis e prova disso é que a Samsung vai passar a integrar o modem 5G nos processadores Exynos 980. A fabricante sul coreana mostrou na IFA um chip Exynos 980 que tem o modem integrado diretamente na CPU, em vez de ser necessário um módulo adicional. Recorde-se que a Qualcomm também já anunciou uma intenção semelhante para os novos Qualcomm de topo.

Esta abordagem permite aos fabricantes poupar espaço no interior dos telefones, uma vez que não é necessário um outro componente para assegurar as ligações 5G e conduz também a um uso mais eficiente de energia.

O novo chip Exynos 980 é construído segundo o método de fabrico de 8 nanómetros, oferece suporte a redes de 5G até 2G e promete velocidades gigabit para LTE e até 2,55 Gbps sub-6 GHz em 5G. O Engadget realça que o anúncio do novo chip é omisso no que diz respeito ao suporte para as redes mmWave.

O processador tem um melhor desempenho no geral e há um foco particular com a Neural Processing Unit (NPU) para tarefas relacionadas com Inteligência Artificial e que a Samsung diz ser 2,7 vezes mais rápida do que as antecessores. O chip suporta câmaras com até 108 MP e cinco sensores individuais.

A produção do Exynos 980 deve começar ainda este ano e é provável que a Samsung o integre num possível Galaxy S11.

  • 333