exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

IBM vai lançar computador com 53 bits quânticos

Foto: IBM / Flickr

Este passa o maior sistema de computação quântica que pode ser usado através da cloud

  • 333

A IBM vai lançar em outubro um computador com 53 bits quânticos (qubits) e disponibilizá-lo para empresas, universidades e organizações externas através da cloud. O computador vai fazer parte de um novo complexo de computação quântica que a tecnológica inaugurou esta semana em Nova Iorque, nos EUA.

Segundo a gigante norte-americana, o novo computador vai permitir realizar experiências quânticas mais complexas, sobretudo nas áreas de entrelaçamento – uma espécie de ligação privada entre qubits de informação – e também de conectividade.

De acordo com a publicação MIT Technology Review, a nova máquina da IBM não chega no entanto para supera o computador de 72 qubits da Google, conhecido como Bristlecone, mas no caso da gigante dos motores de busca a máquina não está acessível de forma aberta para a comunidade científica.

«A nossa estratégia, desde que colocámos o primeiro computador quântico na cloud em 2016, era levar a computação quântica para lá das experiências isoladas em laboratório conduzidas por uma mão cheia de organizações para as mãos de dezenas de milhares de utilizadores», explica em comunicado Dario Gil, diretor da divisão IBM Research.

A rede aberta de computação quântica da IBM já tem mais de 150 mil utilizadores registados e 80 empresas, instituições académicas e laboratórios de investigação como clientes. Desde 2016 que já foram realizadas 14 milhões de experiências na plataforma da IBM e que resultaram na publicação de mais de 200 trabalhos científicos.

  • 333