exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Huawei entre no mercado dos televisores com um modelo “inteligente”

Mannoo Malviya

Huawei Vision é a nova linha de televisores da Huawei. Inclui funcionalidades de inteligência artificial e controlo de dispositivos IoT.

  • 333

«É mais um smartphone com ecrã gigante do que um televisor». Foi assim que Richard Yu, CEO da Huawei, se referiu à Vision. Tem um ecrã 4K, sistema de som surround 8+1+1 e uma câmara do tipo “pop-up” que permite adicionar funcionalidades como reconhecimento de movimentos e videoconferência. Este televisor poderá, ainda, ser usado como centro de controlo de dispositivos IoT, como câmaras de segurança ou sistemas de domótica. Tudo isto é controlado pelo Harmony OS, o sistema operativo que a Huawei está a desenvolver para diferentes plataformas – desde dispositivos IoT a smartphones.

A Vision vai estar disponível inicialmente em versões com ecrãs de 65 e 75 polegadas e, posteriormente, versões de 55 e 85 polegadas.

Entre as funcionalidades inteligentes destaque para a capacidade de interação com comandos de voz, reconhecimento facial com capacidade de seguir o utilizador. Mencionou-se um sistema de IA capaz de proteger a saúde visual de crianças. Não ficou claro como vai funcionar mas, aparentemente, tem por base a redução da chamada luz azul quando são detetadas crianças.

As capacidades avançadas de interação ficam evidenciadas no comando que inclui touchpad para controlar o apontador estilo rato de PC. O comando tem pouquíssimos comandos já que a ideia é uma interação mais ao estilo smartphone. O que se nota nos botões existentes: há um de menu, outro de retrocesso e outro para ativar o controlo por voz. Há um ícone em evidência, o One-hop Projection, que serve para ligar outros aparelhos ao televisor, como destaque natural para os smartphones. Pelo que percebemos, funciona de forma parecida com o Huawei Share disponível nos portáteis da marca, mas só a análise do produto final poderá confirmar se assim é.

A Huawei não referiu preços nem datas de lançamento para esta nova linha, o que poderá significa que, na melhor das hipóteses, estes televisores só deverão chegar ao mercado dentro de alguns meses.

  • 333