exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Microsoft revela smartphone com dois ecrãs e suporte para aplicações Android

Chama-se Surface Duo e vai ficar disponível no final de 2020

  • 333

A Microsoft tinha uma surpresa "na manga" para o evento de hardware desta quarta-feira: um smartphone, com dois ecrãs, que segundo a tecnológica vai estar equipado com o sistema operativo Android e vai suportar todas as aplicações que existem no ecossistema móvel da Google.

«As pessoas precisam que os telemóveis sejam mais produtivos, mas os telefones têm os seus limites», justificou Panos Panay, diretor de produto da Microsoft, sobre a nova aposta da empresa.

O equipamento é, em termos de design, em tudo semelhante ao Surface Neo, também apresentado nesta quarta-feira: quando aberto, o equipamento tem dois ecrãs sensíveis ao toque que transformam um dispositivo compacto num dispositivo com uma grande área útil de ecrã.

Cada um dos ecrãs será capaz de executar duas aplicações em simultâneo ou, em alternativa, é possível usar o Surface Duo em modo horizontal que transforma o segundo ecrã num teclado ou num painel com botões dedicados para videojogos.

A Microsoft não esclareceu se este é um design temporário ou se já é a versão final: por exemplo, não são visíveis câmaras na parte exterior do smartphone.

Sabe-se que cada um dos painéis tem 5,6 polegadas de tamanho, que as duas metades do Surface Duo estão ligadas por uma dobradiça que permite rodar um dos ecrãs em 360 graus e que o smartphone só vai ficar disponível no final de 2020.

Os detalhes sobre as restantes características técnicas do Surface Duo ainda são escassos, assim como a aposta que a Microsoft está a fazer no Android com este novo equipamento. «Com o Surface Duo estamos a construir sobre o Android para casar tecnologia de ponta em hardware com software e serviços que são familiares», sublinha a tecnológica em comunicado.

Não foi revelado qual será o preço do Surface Duo.

Panos Panay, diretor de produto da Microsoft, com o Surface Duo na mão

Panos Panay, diretor de produto da Microsoft, com o Surface Duo na mão

  • 333