exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Google prepara plano de certificação de smartphones de gaming

O plano ainda não foi anunciado oficialmente, mas há documentos publicados online que sugerem que a Google está a preparar o Game Device Certification, um selo que atesta que determinado telefone pode correr jogos sem dificuldade.

  • 333

Exame Informática

Os documentos revelados pelo XDA Developers mostram que a Google já delineou os requisitos mínimos para assegurar que um determinado telemóvel está Game Ready, ou seja, é capaz de suportar jogos sem problemas. Uma das secções do documento detalha mesmo os requisitos técnicos que os fabricantes vão ter de respeitar para garantir que o smartphone Android está certificado. Estes requisitos visam assegurar que os developers não enfrentam qualquer atraso, perda de cores de CPU ou outros comportamentos de sistema anómalos. Em termos de suporte, espera-se que estes aparelhos suportem a versão 1.1 da API Vulkan Graphics e que permitam às apps alocar pelo menos 2,3 GB de memória, noticia o Engadget.

Esta é a tentativa da Google em estabelecer alguns padrões da indústria para um segmento que começa a ter cada vez mais players, com marcas como a Asus, Black Shark, Razer e Nubia a apresentarem as suas propostas para smartphones de gaming.

O programa Game Device Certification não foi confirmado oficialmente pela Google, nem se sabe quando é que chegará ao mercado.

  • 333