exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Altice Labs anuncia router compatível com Wi-Fi 6

Ao incremento da velocidade, a operadora da Meo junta mais duas tecnologias distintivas: o router Fiber GateWay dispõe de uma funcionalidade de Smart Mesh WiFi com um controlador próprio que é suportado RDK-B (Reference Design Kit for Broadband)

  • 333

É um dispositivo made in Aveiro e já levou a marca da Altice Labs para um novo patamar das redes sem fios: a operadora de telecomunicações anunciou que vai dar a conhecer o router Fiber GateWay na mostra de tecnologias TechDays, que está a decorrer na cidade dos moliceiros. Este é apenas o primeiro passo da apresentação do novo dispositivo ao públcio português. O Fiber GateWay, que tem como principal atrativo o facto de ser compatível com a norma do Wi-Fi, já está disponível no mercado francês e deverá ser disponibilizado a clientes da Meo no próximo ano.

O lançamento do novo router será acompanhado de uma app para Android e iOS que «permite um controlo do Wi-Fi dentro e fora de casa, introduzindo ainda novas possibilidades de controlo parental, de visualização topológica de rede, aferição da saúde e desempenho da rede Wi-Fi, assim como serve de guia para os utilizadores na instalação dos extensores, identificando os locais ideais para a sua localização», refere a Altice.

A Altice recorda que o novo router, quando chegar ao mercado, será um dos primeiros a operar com a norma do Wi-Fi, que promete um acréscimo 40% nas velocidades máximas de acesso à Net, e um desempenho quatro vezes superior ao Wi-Fi 5 (802.11ac), quando há um grande número de dispositivos conectados. O Wi-Fi 6, também conhecido pela norma 802.11ax, opera em diferentes canais entre 1 e 6 GHz, com especial destaque para as frequências 2,4 e 5 GHz que deverão prevalecer no uso desta norma. Teoricamente, o Wi-Fi 6 permite chegar a velocidades de 11 Gbps.

Ao incremento da velocidade, a operadora da Meo junta mais duas tecnologias distintivas: o router Fiber GateWay dispõe de uma funcionalidade de Smart Mesh WiFi com um controlador próprio que é suportado RDK-B (Reference Design Kit for Broadband). No que toca ao controlador EasyMesh, lembra que é uma solução que facilita a configuração dos dispositivos que expandem a rede sem fios em ambiente doméstico.

«O objetivo é simples: criar um ambiente idêntico ao existente na rede móvel, sem qualquer quebra de serviço com a mobilidade. Os extensores desenvolvidos pela Altice Labs estão disponíveis na norma Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6», refere a Altice em comunicado.

No que toca à tecnologia RDK-B, trata-se de um pacote de software desenvolvido em código aberto que funciona como um adaptador universal que facilita a compatibilidade entre componentes de hardware e software.

A tecnologia RDK-B «permite assim que novas funcionalidades e serviços, provenientes de desenvolvedores no mundo inteiro possam enriquecer o ecossistema da casa conectada. Esta evolução é ainda acompanhada por uma nova plataforma de gestão na cloud que auxiliará os operadores a fornecerem uma melhor qualidade de experiência sobre o serviço Wi-Fi. Capaz de diagnosticar proativamente situações que afetem a qualidade do sinal e cobertura, esta plataforma suporta também processos de gestão autónoma do Wi-Fi, assim como a capacidade de investigar e despistar problemas», acrescenta a Altice.

  • 333