exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Sony 360 Reality Audio chega neste outono com mil faixas

A tecnologia de audição imersiva com elevada resolução, que foi apresentada pela Sony na CES, vai chegar ao mercado oficialmente neste outono. As cerca de mil músicas vão estar disponíveis em algumas plataformas selecionadas, via Android e iOS.

  • 333

Exame Informática

O Tidal, a Amazon Music HD, o Deezer e o nugs.net são os três repositórios que inicialmente vão ter músicas em 360 Reality Audio. O catálogo inclui artistas como Billy Joel ou Bob Dylan e traz cerca de mil faixas. A Sony afirma que está a trabalhar em mais músicas, da sua própria editora, mas também da Warner e da Universal.

O 360 Reality Audio é uma tecnologia de audição imersiva, para lá do estéreo, que permite ao utilizador identificar onde é que determinado instrumento está a ser tocado, dentro de um campo auditivo definido, tal a qualidade de reprodução. A vantagem desta solução é que quaiquer auscultadores vão ser capazes de fornecer som nestas características, mas se a escolha forem colunas, são necessárias várias e um descodificador personalizado da Sony. A empresa revela ainda que os utilizadores de auscultadores Sony para esta tecnologia recebem uma personalização ajustada às suas orelhas, com o envio de uma foto destas para os servidores da fabricante. Os algoritmos da Sony devolvem depois, em menos de um minuto, o “caminho” único para cada utilizador, noticia a Cnet.

Tapas Roy, responsável por engenharia do Echo Studio da Amazon, diz que «a primeira vez que ouvimos uma demonstração [do 360 Reality Audio] ficamos bastante impressionados (...) é verdadeiramente imersivo, com a música a chegar-nos de todos os lados».

Os ficheiros 360 Reality Audio vão respeitar o standard MPEG-H 3D Audio e a Sony está a colaborar com o Fraunhofer IIS para assegurar uma maior compatibilidade.

Ainda não estão confirmadas as especificações recomendadas para se desfrutar desta tecnologia, nem os planos de expansão do catálogo.

  • 333