exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Canon EOS Ra, uma câmara para fotografia astronómica

A Canon anunciou a EOS Ra que se destaca das outras full frame para astronomia por não necessitar de alimentação externa ou ligação a um computador, sendo completamente portátil.

  • 333

Exame Informática

A EOS Ra é um modelo modificado da EOS R lançada no ano passado. Este novo modelo, destinado aos amantes da fotografia astronómica, tem a focagem mais rápida do mundo, capacidade de focagem em condições de pouca luminosidade, tão baixas como -6EV, o sensor CMOS full frame de 35 mm com aproximadamente 30 milhões de pixeis efetivos e processador de imagem DGIC 8. Este tipo de características torna-a adequada para quem quer captar a cor única do espaço profundo e das constelações, escreve a Canon em comunicado.

A cor vermelha distinta de uma nebulosa é possível de retratar com este modelo devido ao novo filtro de bloqueio de infravermelhos (IR) que permite que ainda mais luz hidrogénio alfa alcance o sensor de imagem.

A EOS Ra não tem um sistema mecânico de espelhos, apresentando um design mirrorless e um sensor full frame de elevado desempenho para a captura de imagens interestelares de grande qualidade. Este pormenor ajuda a reduzir a vibração da câmara quando conectada a um telescópio. O modelo permite que a área de imagem seja recortada para uma área APS-C de aproximadamente 11,6 MP ou para várias outras proporções de recorte.

A focagem automática (AF) Dual Pixel CMOS da EOS permite uma boa performance mesmo em condições de luminosidade baixa com as objetivas RF e EF existentes. Quando usada com um telescópio, as funcionalidades de focagem assistida garantem compatibilidade e controlo rápido.

A baioneta usada é a mesma da EOS R e este sistema das objetivas RF possibilita um novo e design ótico – a curta distância traseira de 20mm e o amplo diâmetro de 54mm da baioneta tornaram possível aos engenheiros da Canon desenhar novas objetivas, impossíveis de alcançar anteriormente. Mais de 70 objetivas EF e EF-S podem ser usadas com este sistema, adicionando novas funcionalidades a óticas já existentes.

Por último, o ecrã Vari-Angle tátil assegura uma utilização confortável e o benefício de ampliação de até 30x para verificar a focagem.

Os preços para este equipamento começam nos 3000 euros, com a loja online da Canon a indicar disponibilidade apenas para o final do ano.

  • 333