exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AMD vai lançar processador Threadripper com 64 núcleos em 2020

Ainda não há informação sobre o preço ou data específica para o lançamento

  • 333

«Um processador para liderar todos os outros». Se as informações que foram partilhadas na rede social Twitter estiverem corretas, então este será o slogan do novo processador (CPU) que a fabricante norte-americana AMD está a preparar: o Threadripper 3990X vai ter 64 núcleos e 128 threads (linhas de execução de processos em paralelo).

Os detalhes sobre o novo componente topo de gama da AMD são ainda escassos e o pouco que se sabe teve origem numa apresentação da empresa, que entretanto já confirmou o lançamento do novo CPU em 2020. Do que já foi revelado, o novo processador terá uma memória cache de 288 MB e uma potência térmica máxima de 280 watts.

Em comunicado, a AMD diz que o novo processador é destinado aos «criadores de Hollywood», numa referência aos profissionais que trabalham na edição de filmes e criação de efeitos visuais. «Não é difícil imaginar quão escandalosamente rápido o 3990X vai ser para os profissionais de efeitos visuais», escreveu ainda a empresa.

A AMD continua a aumentar a capacidade dos processadores para computadores desktop de alto desempenho (HEDT). Atualmente a tecnológica já tem processadores com 16 núcleos e 32 threads e também processadores de 32 núcleos e 64 threads.

Apesar de não haver detalhes sobre o preço do Threadripper 3990X, o valor deverá ser considerável: a título de exemplo, o processador AMD Threadripper 2990WX, de 32 núcleos, custa perto de 1950 euros.

  • 333