exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Bug em app de iPad atrasa dezenas de voos da American Airlines

Vários voos da American Airlines sofreram atrasos devido a um bug no software para iPad usado pelos pilotos e co-pilotos. 

  • 333

Os tablets da Apple são usados pela tripulação para ver os planos de voo e aceder a outra documentação, desde 2013, ano em que a companhia aérea decidiu livrar os cockpits de todos os papéis. Um cálculo da altura estimava uma poupança de mais de um milhão de dólares por ano em combustível, se se abolisse completamente o papel.

Agora, descobriu-se que há um bug num software de terceiros que é usado pelos pilotos e que causou atrasos em dezenas de voos. A app em questão é a FliteDeck e é produzida pela Jeppesen, a subsidiária japonesa da Boeing, noticia a BBC.

De uma forma genérica, a app não estava a conseguir eliminar uma duplicação de uma tabela para um aeroporto nos EUA, o que fazia com que os restantes cálculos saíssem influenciados. A solução passou por instruir todos os pilotos para desinstalarem e voltarem a instalar a aplicação.

No entanto, em alguns casos, os pilotos acabaram por optar por imprimir os mapas necessários e não atrasar mais os voos, enquanto esta solução não foi conhecida. A United Airlines e a American Airlines usam ambas iPads e a Delta já usa Microsoft Surfaces.