exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Adolescente paga para escola ser alvo de ataque de DDoS

Um estudante de 17 anos fez com que 52 escolas do Idaho ficassem sem ligação à Internet devido a múltiplos ataques de DDoS.

  • 333

Numa época em que se fala tanto de empreendedorismo, um jovem de 17 anos no Idaho, nos Estados Unidos, decidiu ser empreendedor de uma forma sui generis… Perante a aproximação de um período de testes (o chamado Idaho Standard Achievement Testing) que obriga uma ligação à Internet, o adolescente pagou a cibercriminosos para encetarem múltiplos ataques DDoS (Distributed Denial-of-Service, que é, basicamente, quando computadores de todo o mundo sobrecarregam um servidor até que ele consiga deixar de dar resposta) ao conjunto de escolas do distrito de West Ada.

A consequência foi que as 52 escolas do distrito começaram a ver as suas ligações à Internet perder qualidade até deixarem de funcionar. Depois de se verificar que a origem do problema não estava nas operadoras de telecomunicações, a polícia começou a investigar o caso e chegou até um estudante de 17 anos do liceu de Eagle. Segundo a Cnet, ele foi localizado através de um endereço de IP.

O adolescente foi suspenso da escola, enfrenta uma potencial expulsão, e poderá ser condenado a um período de prisão.

  • 333