exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Richard Prince: o pseudo-artista que rouba fotos do Instagram e as vende por 100 mil dólares

O ‘artista’ não pediu permissão a fotógrafos ou modelos e ampliou uma série de imagens roubadas do Instagram. Fez uma exposição com elas e espera ganhar cerca de 100 mil dólares com cada uma das 'obras de arte'.

  • 333

Robert McKeever

A história é tão simples quanto bizarra e serve de alerta para a problemática da privacidade nas redes sociais: Richard Prince é, eufemisticamente falando, uma espécie de ‘artista’ que pegou nas fotos de Instagram de outras pessoas, ampliou-as, fez uma exposição com elas na Gagosian Gallery de Nova Iorque e está a vender cada uma delas a cerca de 100 mil dólares (o equivalente a cerca de 90 mil euros).

A exposição chama-se ‘New Portraits’ e pode ser visitada até 19 de setembro. As fotografias são acompanhadas por um comentário do ‘artista’ e nenhuma parte do dinheiro proveniente das vendas será entregue ao fotógrafo ou ao modelo presente na imagem.

Aliás, o Gothamist cita o exemplo de uma das pessoas que teve a sua foto do Instagram roubada e que revela que nunca foi contactada para pedir qualquer tipo de permissão para usar a sua imagem.

Segundo o Tech Radar, Richard Prince já foi processado no passado por apropriação indevida de trabalhos existentes, mas acabou por vencer os casos.

  • 333