exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Índia: vaga de calor derrete alcatrão e mata mais de mil pessoas numa semana

A temperatura chega aos 48 graus centígrados na Índia e o calor é suficiente para derreter o alcatrão nas estradas. O ar quente e as tempestades de areia já mataram mais de mil pessoas. 

  • 333

No estado indiano de Andhra Pradesh, já morreram 852 pessoas por motivos relacionados com a temperatura, que ali chegou aos 47 graus. Os grupos de maior risco são os sem abrigo, os trabalhadores de construção civil, bebés e crianças e os mais velhos.

Exaustão por calor e desidratação são os principais motivos que levam as pessoas aos hospitais. O país está a braços com uma crise e as autoridades recomendam que a população fique em casa, vista roupa larga e que beba água com frequência, mesmo que não tenham sede.

Nas redes sociais, a hashtag @HeatWave tem sido usada para mostrar fotografias ao mundo sobre o estado do tempo na Índia e as suas consequências, como as estradas com alcatrão derretido, por exemplo.

Espera-se que a situação se mantenha idêntica até meados do mês de junho, altura em que chegarão as monções e que devem trazer chuva.

  • 333