exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

EUA: professor suspenso por interferir com sinal de telemóvel dos alunos

Um professor na Florida está suspenso por ter usado um aparelho para bloquear o sinal de telemóvel dentro das suas salas de aula. 

  • 333

«O meu objetivo era manter os alunos academicamente focados», defende-se o professor Dean Liptak. Este professor usava um bloqueador de sinal de telemóvel, o que impedia os alunos de usarem os telemóveis na sala de aula. No entanto, Liptak recebeu uma reprimenda e uma suspensão de cinco dias sem vencimento por usar este método, uma vez que trouxe «um risco acrescido às comunicações de segurança e impedia até a realização de chamadas para o 911 [o equivalente ao 112 em Portugal]», lê-se na carta de reprimenda.

Liptak garante que rapidamente conseguia desativar o bloqueio, em caso de emergência, e que os telefones voltariam a funcionar, noticia o Ars Technica.O professor explica ainda que se aconselhou com um agente da polícia que lhe confirmou não haver legislação que o impedisse de bloquear o sinal de telemóvel na sala de aula. O docente afirma que é contraproducente estar a parar a aula sempre que um aluno é apanhado com um telemóvel e que nem sempre se consegue confiscar o aparelho.

Por último, Dean Liptak é também o professor que inovou nos enunciados dos seus testes onde tinha perguntas relacionadas com alunos atirados a grande velocidade contra uma parede por um professor ou sobre a massa de um carro a atropelar um bebé. 

  • 333