exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Homem abate drone do vizinho

Era inevitável que os drones entrassem na guerra entre vizinhos. Na Califórnia, um homem sentiu-se incomodado pelo hexacóptero do vizinho e decidiu abatê-lo a tiro. Ao drone, não ao vizinho.

  • 333

O incidente já terá acontecido em novembro do ano passado, mas só agora chegou ao público. De acordo com o ArsTechnica, Eric Joe estava em casa dos pais, em Modesto, Califórnia, a voar um hexacóptero feito por ele próprio. O voo estava a decorrer há três minutos e meio, quando de repente, bang. Um atirador desconhecido (na altura) disparou um tiro certeiro e limpou o drone dos ares.

«Quando saí, vi-o com a caçadeira no ar», conta Eric Joe, referindo-se a Brett McBay. O vizinho desconfiava que se tratava de um dispositivo de espionagem da CIA e decidiu terminar a sua atividade mais cedo do que era o suposto. Eric escreveu uma carta a McBay a pedir o pagamento de 700 dólares pelos danos infligidos no drone, mas McBay retorquiu dizendo que estavam a morar numa zona do país que valorizava a privacidade e que, no limite, aceitaria dividir as despesas por dois, mas que pedia que da próxima vez que fossem voar um drone, o avisassem.

Eric Joe escreveu de volta a exigir o pagamento na totalidade, referindo que o drone estava a sobrevoar o seu terreno, não havia qualquer câmara para se temer operações de videovigilância e que das vezes anteriores que disparou, McBay já danificara propriedade com outros tiros.

McBay retorquiu dizendo que considerava o assunto encerrado. O caso seguiu para tribunal, onde o vizinho atirador foi condenado a pagar 850 dólares pelos danos infligidos.


  • 333