exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

HitchBot: o robô das boleias quer atravessar os EUA

No ano passado, o HitchBOT percorreu o Canadá. Agora, o plano é percorrer os EUA, de Boston a São Francisco, com um GPS, câmara e software que permite ter conversas com quem lhe der boleia.

  • 333

PAUL DARROW

O HitchBOT já percorreu a Alemanha, Holanda e o Canadá. Agora, é a vez dos EUA, ligando Boston a São Francisco e vendo alguns pontos icónicos daquele país. O robô é uma boa companhia para quem oferece a boleia, uma vez que consegue conversar. No entanto, não se consegue mover de todo, pelo que tem de ser carregado e transportado pelas pessoas, da estrada para o carro e vice versa.

Um dos mentores, Frauke Zeller, explica que se pretende «ver o que as pessoas fazem com este tipo de tecnologia». O robô tem um balde a servir de tronco e espumas no sítio dos braços e das pernas, que terminam com umas luvas de jardinagem e umas galochas. A cabeça é uma cobertura para bolos em acrílico. O HitchBOT consegue debitar alguns factos durante a viagem e a câmara capta imagens a cada 20 minutos para documentar a viagem. Os participantes na iniciativa têm de autorizar a partilha das imagens. Já há mais de 30 mil seguidores no Twitter do HitchBOT.

Nesta viagem, o robô deve passar por Times Square, o Mount Rushmore e o Grand Canyon, entre outros locais históricos, noticia a NBC News.

Não há quaisquer regras. Para o início da viagem, os criadores deixaram o robô na berma da estrada, com um letreiro a indicar São Francisco. Rapidamente um grupo de alemães pegou no robô deu-lhe a primeira boleia nos EUA.

Acompanhe o percurso do HitchBOT no seu site.